segunda-feira, 4 de abril de 2011

Fonema e Letra

FONEMA é a menor unidade de som.
LETRA é o sinal gráfico da escrita.

Nem sempre o número de fonemas é o mesmo que o número de letras.
Palavras que se iniciam com H, por exemplo, podem ter menos fonemas que letras, pois o H no início das palavras nao possui som: hoje, hora, hospital, helicóptero...
Os dígrafos consonantais também são responsáveis pela diferença entre número de letras e fonemas, pois dígrafos são duas letras que possuem apenas um som. Sao eles: ch, nh, lh, ss, rr, sc, xc... Por isso as palavras pássaro, carro, exceção, piscina, chave, entre outras, não têm os números de fonemas iguais aos de letras, possuem menos fonemas que letras.
Além dos dígrafos consanantais, existem os dígrafos vocálicos, que são formados pelas vogais e as letras M ou N; antes, vento, pombo, computador...Essas duplas possuem apenas um som, é como se o M ou N fossem um til (˜) sobre a vogal /ã/, /õ/ e por isso não são contados como fonemas e sim só nasalizam as vogais que acompanham.
Algumas palavras possuem o número de fonemas maior que o número de letras, algumas letras possuem dois sons em determinadas palavras. É o caso da palavra "boxe"; a letra X nessa palavra tem dois sons /cs/; /bocse/, isso também acontece nas palavras conexão, fixo, nexo, etc.
É isso aí meninos, espero que tenham aprendido mais um pouco com esse resumo que fiz especialmente pra vocês!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário